Senna Ricarte

Seu restaurante precisa de uma plataforma de delivery

plataforma de delivery

Não importa o tamanho do seu restaurante, não importa o quão equipada é a sua cozinha ou o quão sofitiscado é o seu menu. Se você vende comida, você precisa estar na internet.

Na verdade, na minha opinião, seja qual for o seu ramo de atuação, seu negócio precisa estar na internet.

Para quem trabalha com o fornecimento de refeições não é diferente, a pandemia foi responsável por um fenômeno mundial, que foi a ascensão das plataformas de delivery, principalmente no ramo alimentício.

No Brasil este mercado está concentrado principalmente nas mãos do iFood, responsável por mais de 80% das vendas de comida via delivery no país.

Vale ressaltar que o Brasil é responsável por aproximadamente 50% de toda a movimentação de delivery alimentício por plataformas na América Latina.

Em 2020, desde o ínicio da Pandemia, quase metade dos estabelecimentos passaram a adotar algum tipo de canal de venda virtual.

Seja pelo conforto ou pelo medo de se expor ao vírus, os consumidores passaram a procurar os canais de venda online para os mais deviersos tipos de serviços, como pet shops, farmácias e outros serviços de conveniência.

O domínio do iFood é tão grande que a Rappi por exemplo, tem uma fatia de pouco mais de 4% do mercado atualmente.

O Uber Eats que deixou de atuar no Brasil recentemente, tinha 13% quando decidiu encerrar suas atividades por aqui.

Não quero abordar aqui os perigos da hiper concentração de mercado com uma única empresa, como é o caso do iFood, mas fica nítido que a empresa se tornou uma necessidade para os estabelecimentos.

Neste cenário então, qual a melhor forma de agir?

Plataforma de Delivery

Se dúvida, é essencial ter a sua própria plataforma de delivery, e para isso, existem algumas boas empresas no mercado que vão lhe auxiliar.

Portanto, foque na escolha correta, para que seu cliente tenha praticidade e segurança na hora de realizar pedidos em seu estabelecimento.

Uma boa opção de mercado no monento é a Consumer, que vai lhe possibilitar, entre outras coisas, ter o seu próprio canal de vendas na intenet.

Além disso, a empresa tem uma porção de outras funcionalidades que vão ajudar na gestão do seu estabelecimento:

  • Controle do Caixa – Abertura e fechamento, controle o turno e movimentação de recebimentos de sua equipe;
  • Gerenciamento Financeiro – Gráficos financeiros, contas a receber e contas a pagar para você saber para onde está indo seu dinheiro;
  • Controle do Estoque – Controle o estoque de seus produtos, complementos ou insumos, além da ficha técnica dos produtos;
  • Controle de Pedidos – Controle de pedidos por Mesas/Comandas, Pedidos para Delivery no PDV/Frente de caixa;
  • Controle de Impressoras – Configure impressoras e envie pedidos diretamente para a cozinha;
  • Cardápio na Internet – Publique seu cardápio online, divulgue em suas redes sociais com a opção de receber pedidos ilimitados no seu WhatsApp;
  • Integração iFood – Integração para o recebimento de pedidos iFood.

Além dessas funções, o Consumer disponibiliza muitas outras, também muito importantes, mas eu classifico o Cardápio na Iternet e a Integração iFood como duas das mais importantes.

Afinal, seu estabelecimento precisa estar no iFood, para atrair clientes, com os novos clientes chegando, através desta fantástica vitrine, sua missão passa a ser fidelizar esse cliente e trazê-lo para sua plataforma própria.

No Consumer é possível começar com uma conta gratuita, mas ela tem recursos bem limitados, vale a pena uma visita no site da empresa para conhecer os planos oferecidos.

Mas, lembre-se, não contrate antes de pesquisar outras alternativas, compare e faça sua escolha de acordo com suas necessidades.

Separei uma lista de mais algumas boas opções no mercado:

O Cliente precisa conhecer a sua plataforma de delivery e saber que ela é mais vantajosa.

Para iniciar o processo de transição do seu cliente, do iFood para a sua plataforma de delivery, você precisa fazer com que o seu cliente a conheça, afinal de nada adianta ter uma ferramenta super funcional, se ninguém souber usá-la.

Coloque avisos no seu salão, divulgue nos seus panfletos, envie panfletos em todos os pedidos vindos do iFood, divulgue nas suas redes sociais, ofereça descontos especiais para quem comprar pela sua plataforma.

Uma outra dica importante, na sua plataforma você não pagará comissão por pedidos, como paga pelo iFood, então diferencie os preços, faça com que seu cliente entenda que é mais vantajoso para ele, comprar diretamente pela sua ferramenta.

Mas não esqueça, cliente que comprou uma vez na sua plataforma, não é cliente recorrente, trabalhe em ações constantemente para manter o cliente comprando pelo seu canal direto de delivery.

Você já tem sua plataforma própria? Já começou a migrar seus clientes para ela?

Deixe nos comentários quais técnicas você tem usado para isto.

Se tem alguma dúvida, estou à disposição para tentar auxiliar você.

1 comentário em “Seu restaurante precisa de uma plataforma de delivery”

  1. Pingback: Curso de Empreendedorismo Digital - Senna Ricarte

Sua opinião é muito importante

Rolar para cima
%d