As hashtags são termos ou expressões antecididas pelo “#”, utilizadas nas redes sociais para agrupar publicações relacionadas a um determinado tema ou assunto.
Escolher de forma correta quais hashtags usar em seus posts é muito importante para aumentar o alcance e visibilidade do seu conteúdo.
Pensando nisso, separei algumas curiosidades e dicas sobre as hashtags. Confira:
-
Fuja das longas demais
Evite usar palavras ou expressões muito longas, isso pode dificultar a leitura e tornar a hashtag menos eficaz em sua finalidade, afinal, o seu objetivo é aumentar o alcance do conteúdo que você criou;
-
Quando elas surgiram?
O uso da hashtag surgiu em 2017, quando Chris Messina, um usuário do Twitter, sugeriu que elas poderiam ser usadas para agrupar conversas em torno de um mesmo assunto.
Desde então, a hashtag se popularizou e se tornou um recurso importante para a organização e busca de conteúdo em redes sociais;
-
Campanhas
Muitas empresas utilizam hashtags em suas campanhas de marketing nas redes sociais, portanto, sua empresa pode e deve cria-las para promover seus produtos e serviços.
Com isso você incentiva os usuários a postar conteúdo relacionado usando a mesma hashtag. Aumentando assim, a visibilidade e o alcance da sua campanha.
No Instituto Recomeçar, onde sou Diretor de Marketing atualmente, utilizamos sempre a hashtag #JuntosSomosMaisfortes, por exemplo.
-
Popularidade das hashtags
Geralmente as hashtags mais populares nas redes sociais são relacionadas a eventos globais, como o #WorldCup ou o #Oscars.
Mas as hashtags também são muito utilizadas em causas sociais e políticas, como o #BlackLivesMatter e o #MeToo.
Como o Instituto Recomeçar trabalha por causas sociais, utilizo muito a hashtag #Transformacaosocial nas postagens da instituição.
-
Emojis nas hashtags?
Certamente, é possível usar emojis em uma hashtag, deixando-a assim mais criativa, divertida e interessante para o público.
Por exemplo, a hashtag #🍕 pode ser usada para postar fotos de pizzas, enquanto a hashtag #🐶 pode ser usada para compartilhar fotos de cachorros, e por aí vai.
Vou dizer aqui uma coisa óbvia, mas as vezes as coisas obvias precisam ser ditas:
“Use sempre # relacionadas ao seu nixo de atuação.
Atualmente o Instagram permite o uso de 30 #, eu sempre aconselho que você use no máximo 10 de cada vez, e vá testando e mantendo as que mais te trazem resultado.
Você gostou das curiosidades?
Assim como eu, você costuma fazer uso de hashtag nos seus posts?
Conta aí quais você mais usa.
Pingback: 5 Estratégias Comprovadas Para Aumentar Seus Seguidores no Instagram de Forma Orgânica