Senna Ricarte

Beatles: Lições de branding para criar uma marca eterna

Os segredos da marca dos Beatles: autenticidade, inovação, qualidade, relacionamento e legado.

Construir uma marca é um processo que envolve a criação de uma identidade, e que essa identidade possa ser reconhecida e valorizada pelo público.

Uma marca forte é capaz de gerar confiança, fidelidade, diferenciação e vantagem competitiva para uma empresa ou um produto.

Mas como construir uma marca que se destaque no mercado e na mente dos consumidores?

São inúmeros os processos para tornar isso possível, o que não falta são exemplos de sucesso.

Um exemplo de marca que conseguiu alcançar esse feito é a dos Beatles.

Isso mesmo, a banda de rock formada pelos “garotos de Liverpool”, se tornou a mais famosa e influente da história.

Que os Beatles foram uma banda formada por músicos talentosos e inovadores, todo mundo sabe, mas eles também souberam criar uma marca eterna que transcendeu gerações e culturas.

Mas afinal, quais foram os elementos que contribuíram para a construção da marca dos Beatles?

Inegavelmente os Beatles souberam explorar alguns aspectos essenciais para a construção de uma marca, portanto, vou listar algun desses aspectos abaixo:

Autenticidade:

Os Beatles foram fiéis ao seu estilo musical e aos seus valores, sem se deixar levar pelas modas ou pressões do mercado. Eles expressaram sua personalidade e sua visão de mundo em suas canções, que refletiam as mudanças sociais e culturais da época;

Inovação:

Eles foram pioneiros em muitos aspectos da música, como o uso de novos instrumentos, técnicas de gravação inovadoras, arranjos, gêneros, influências e etc.

Eles também foram ousados em suas apresentações, capas de discos, filmes e projetos paralelos, sempre buscando surpreender e encantar o público.

Qualidade:

Os Beatles se dedicaram ao máximo em cada trabalho que realizaram, buscando a excelência em suas composições, interpretações e produções.

Eles também buscaram a colaboração de profissionais competentes e criativos, se cercando de pessoas muito boas em diversas áreas, como por exemplo, o produtor George Martin e o designer Peter Blake.

Relacionamento:

Os Beatles souberam se comunicar e se conectar com o seu público, tanto nos palcos quanto nas mídias.

Sempre demonstrando carisma, simpatia, bom humor e inteligência em suas entrevistas, declarações e participações em programas de TV e rádio.

Eles também interagiram com os fãs através de cartas, revistas, clubes e eventos especiais.

Legado:

Os Beatles deixaram uma marca indiscutível na história da música e da cultura pop, influenciando inúmeros artistas e movimentos posteriores, até hoje.

Eles também se envolveram em causas sociais e humanitárias, como a paz mundial, os direitos humanos e o vegetarianismo.

Por isso, eles ainda continuam sendo admirados e reverenciados por milhões de pessoas ao redor do mundo.

Esses são só alguns dos fatores que fizeram dos Beatles uma marca poderosa e duradoura.

Está em processo de construção da sua marca?

Você conseguiu identificar ações que poderm ser adaptadas aos dias de hoje para a construção de usa marca? Da pra adaptar muita coisa não é mesmo?

Mas não esqueça de uma coisa insdispensável, o mais importante é que eles fizeram tudo isso com paixão, criatividade e diversão.

Afinal, como disse Steve Jobs, um grande fã dos Beatles:

“As pessoas com paixão podem mudar o mundo para melhor”.

E você, qual é a sua paixão? Qual é a sua marca?

Sua opinião é muito importante

Rolar para cima
%d